Como identificar um bom produtor

Iniciando a carreira musical é preciso achar os contatos certos. Um bom produtor musical é essencial nesse momento, pois é ele quem vai melhorar aquilo que você já tem de bom, e será o responsável pelas primeiras impressões que você/sua banda passará à seu público. Mas, se você está entrando agora nesse meio, como vai saber se encontrou um bom produtor musical?
Primeiramente, saiba que para ser um produtor, uma formação é imprescindível, não significa que ele terá uma faculdade, claro que se tiver é melhor ainda, mas uma boa formação musical, que permita trabalhar com os mais diversos estilos, além de auxiliar você em sua carreira já é o suficiente.
É preciso que o produtor tenha uma noção técnica de áudio em estúdio e algum conhecimento sobre como divulgar o seu trabalho. Então nunca tenha medo de perguntar que tipo de estratégia esse produtor irá assumir. Procure saber também se o produtor tem bons contatos no mercado; ele pode saber como guiar você, mas sozinho não é capaz de fazer todo o trabalho que uma equipe faria.

Revisando: o mais importante é uma formação musical, noção técnica de áudio e bons contatos no meio musical.

Ser versátil também é um diferencial valioso, uma vez que o profissional precisa se desfazer de seus próprios gostos para conseguir trabalhar com o que os músicos trouxerem. Não importa se é rock ou funk, o bom produtor terá jogo de cintura para trabalhar com qualquer estilo que seja. Vale dizer que você deve prestar atenção no nível de interesse do profissional, perceba se ele o entrevista, veja o quanto ele te questiona e observa, tanto seus erros quanto seus acertos.

Acima de tudo, entenda que um bom produtor musical é aquele que te enxerga como um parceiro; ele vai demonstrar interesse na sua carreira, pois o seu sucesso está intimamente ligado ao dele. Esse entendimento demonstra que você pode confiar no profissional para dar seus primeiros passos em direção à realização do seu sonho.